PUBLICAÇÕES



Publicação resgata memórias do Mercado de São José

Uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, a Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional – Fadurpe, a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e a Universidade Federal de Pernambuco, ajudaram a resgatar memórias e aspectos culturais do Mercado de São José.
A pesquisa foi feita durante 18 meses por uma equipe capacitada, composta por Maria Ângela de Faria Grillo, Isabel Cristina Martins Guillen, Rosilene Gomes Farias, José Bezerra de Britto Neto, Augusto Neves da Silva, Gabriel Navarro de Barros, Cláudio Rodrigo Vasconcelos Silva e Amanda Moraes de Souza. Eles entrevistaram várias pessoas que fazem o Mercado, entre vendedores e frequentadores. Os ambulantes que trabalham ao redor também foram contemplados na pesquisa. 

O resultado foi uma publicação assinada por Isabel Cristina Martins Guillen, Maria Ângela de Faria Grillo e Rosilene Gomes Farias, intitulada “Mercado de São José, memória e história”. O livro é capaz de responder a várias indagações sobre as relações da cultura popular com o mercado capitalista, sem que esta perca características próprias. Foi observada também a conservação do ambiente de “feira”, apesar do passar dos anos, ainda é comum comprar peixe no mercado. 

A escolha da equipe de registrar o cotidiano do Mercado de São José ressalta a importância das referências culturais ali presentes, identificando-as como peças relevantes para a construção de uma identidade cultural local, regional e até nacional, ao contrário de pouco tempo atrás. 

Por fim, o livro tem o objetivo de promover e valorizar as atividades culturais desenvolvidas nos arredores do Mercado de São José, resultando no reconhecimento e no aumento da auto-estima dos que detém essa cultura, além de contribuir para que o público em geral possa perceber o Mercado de forma mais complexa e o seu papel na construção de uma memória cultural local, regional e nacional.



Fonte: Site da FADURPE
 

Copyright © 2010 Gehisc - Home Page | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki